quinta-feira, 26 de abril de 2012

Empreendedorismo QUALIDADES PROFISSIONAIS DO SECULO XXI

Empreendedorismo

Conheça as qualidades de profissionais do século XXI


O final do século XX trouxe a Revolução do Conhecimento, e com ela novas exigências pessoais e profissionais. Estamos vendo um mundo novo, como jamais foi visto antes, em que a produtividade atinge patamares incríveis.

Nos dias em que vivemos a preocupação com produtividade foi deslocada para competitividade, informação para conhecimento e treinamento para educação. Disso tiramos as principais características do trabalhador do século XXI, cuja lista, referendada pela UNESCO, coincide com as necessidades da educação para o século em questão.

Essas qualidades podem ser resumidas em oito palavras, que nos deslocam para uma profunda reflexão sobre nós mesmos: flexibilidade, criatividade, informação, comunicação, responsabilidade, empreendedorismo, sociabilização, tecnologia. Saiba mais sobre cada um desses pontos e como utilizá-los no ambiente corporativo:

Flexibilidade - ser flexível e não especialista demais é uma qualidade. O que não quer dizer que especializações não sejam importantes, mas o desejado é que as pessoas tenham capacidade de agir de acordo com as situações apresentadas, atendendo às necessidades do mercado, moldando sua conduta com o objetivo de aumentar a competência. Flexibilidade significa capacidade de adaptação, após a percepção das mudanças existentes ou a serem propostas. A flexibilidade adaptativa, que permite que as pessoas mudem de área de atuação com naturalidade, ou que as empresas mudem os portfólios de acordo com as demandas do mercado, é uma das principais vantagens competitivas modernas.

Criatividade - a preocupação não deve ser a de armazenar grande quantidade de informação, pois a mesma está fartamente disponível nos meios de comunicação, e principalmente na Internet. O diferencial desejável é a capacidade de processar e utilizar as informações de forma original e inovadora. É nesse sentido que a criatividade transforma-se em um recurso moderno. Pessoas criativas inventam ou reinventam e com isso ajudam a mover o mundo e conseguem se manter na crista das ondas.

Informação - a criatividade pode suprir a falta de informação, mas isso não significa que não tenhamos de estar permanentemente aumentando nossa base de dados a respeito do que está acontecendo no mundo, em nossa área específica de atuação e nas outras áreas também, em função da profunda transversalidade dos fenômenos modernos - tudo está ligado a tudo! A velocidade dos avanços em todas as áreas do conhecimento exige educação continuada. Atualizar-se e reciclar-se constantemente compõe o cenário do chamado desenvolvimento humano.


Comunicação - a aquisição de habilidades na comunicação e no relacionamento interpessoal é imprescindível para a qualidade do atendimento ao cliente e para a integração de grupos de trabalho. Estes são dois aspectos que pertencem à cartilha de sobrevivência de todos os profissionais e de todas as empresas. Entender o mercado e se fazer entender por ele é vital, pois as organizações humanas, comerciais ou não, foram criadas para atender às necessidades da coletividade. Comunicar-se adequadamente com os pares, dentro das organizações, integra uma ciência nova e relevante na atualidade, que é a da gestão do conhecimento.

Responsabilidade - no novo mundo do trabalho as pessoas são mais responsáveis por suas ações e exercem com mais freqüência e intensidade papéis de liderança. Estão desaparecendo cargos e funções estanques e surgindo postos de trabalho destinados ao cumprimento de tarefas em que a responsabilidade de seu executor é cada vez mais cobrada. Ser responsável é responder por seus atos e, com alguma freqüência, pelos atos de outras pessoas, pelas quais somos responsáveis.

Empreendedorismo - não é mais suficiente cumprir ordens e realizar bem sua tarefa. O mercado busca pessoas capazes de agregar valor ao seu trabalho, com ousadia, criatividade e inovação, que são atributos do empreendedor. Empreendedorismo não é uma qualidade exclusiva dos empresários - apesar de que eles certamente a possuem, caso contrário não seriam o que são. Qualquer pessoa, em qualquer atividade, pode empreender uma ação que visa otimizar, melhorar, agilizar, favorecer, qualificar, ou qualquer outro verbo ligado à ideia de criar um mundo melhor.

Sociabilização - entender as diferenças culturais é uma necessidade do mundo de hoje, que exige flexibilidade cultural para poder interagir globalmente. Cada pessoa deve estar impregnada da capacidade de compreender, respeitar e conectar-se com diferenças culturais e de percepção dos fatos da vida. Isto não se refere apenas às diferenças entre países, mas também, e principalmente, entre pessoas. Saber conviver com idiossincrasias pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empreitada da qual participam várias pessoas, o que é mais comum no mundo moderno, em que o artesão praticamente desapareceu, e deu lugar à equipe.

Tecnologia - adquirir intimidade com as novas tecnologias, independente da idade, do nível cultural e da condição social. Qualquer pessoa que pertença ao mercado de trabalho deve estar disposta a aceitar e conviver com as tecnologias emergentes, em especial a informática e a Internet. A tecnologia só substituirá o homem que não aprender a conviver com ela. Se o convívio for saudável, a tecnologia funcionará como um agregado importante na construção da competência pessoal e organizacional.

Eugenio Mussak é escritor e conferencista nas áreas de mudanças, liderança, desenvolvimento humano e profissional.

Eugenio Mussak – 09/10/09

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