quinta-feira, 26 de abril de 2012

7 PERSONALIDADE

PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO (Cap. 7, p. 73 a 81)
Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa". Algumas pessoas são calmas e passivas, enquanto outras são agitadas e agressivas. Quando as descrevemos no que concerne às características como passiviade, agitação, agressividade, ambição ou lealdade, está classificando-as de acordo com os traços da personalidade. Portanto, a personalidade de um indivíduo é a combinação dos traços que utilizamos para descrevê-lo.
Fatores Determinantes da Personalidade: Aspectos hereditários e Aspectos ambientais.
TEORIAS DA PERSONALIDADE:
TEORIA DOS TRAÇOS: parte do princípio de que para entender os indivíduos é preciso que literalmente “segmentemos” os padrões de comportamento em uma série de traços observáveis. Por serem muitos traços relevantes e contribuintes para a formação da personalidade humana, os seus conceito tornou-se e algo difícil de ser operacionalizado. Daí a conclusão de pesquisadores no campo organizacional que reduziu os traços sugeridos em apenas cinco fatores conhecidos como big five.
TRAÇOS DA PERSONALIDADE: (BIG FIVE)
- Extroversão: a pessoa é gregária (significa a tendência que a pessoa tem de estar misturada com as outras, sem distinção e sem controle algum) e sociável (que se relaciona facilmente na sociedade), ao contrário da reservada, tímida e calada.
- Agradabilidade: a pessoa é cooperativa e agradável.
- Consciência: a pessoa é trabalhadora, organizada, confiável.
- Estabilidade emocional: A pessoa é calma, autoconfiante (por oposição à ansiosa, depressiva)
- Abertura à experiência: a pessoa é criativa, curiosa, culta (por oposição à prática, com poucos interesses).
TEORIA PSICODINÂMICA: é inteiramente baseada no trabalho do mestre e criador da Psicanálise, Sigmund Freud. Esta teoria enfatiza o inconsciente humano como determinante do comportamento. Freud via a personalidade como resultante da interação de três elementos: o Id, o Ego e o Superego.
ü  Id - é o elemento mais primitivo, conhecido como o conjunto de energias psíquicas que determina os desejos do sujeito, o ID é que responde pelos impulsos biológicos básicos como fome, sede, calor etc. O ID procura satisfação imediata destes impulsos, pois opera pelo princípio do prazer independente de circunstancias externas. Está presente nos recém-nascidos, do ID evoluem o Ego e o Superego.
ü  Ego - Estrutura onde está todo conhecimento que o indivíduo possui de si e sobre o meio externo. O Ego trabalha pelo princípio da realidade, pois agora o recém-nascido sabe que suas necessidades não serão satisfeitas imediatamente, por exemplo, se ele tiver sede terá que esperar que alguém lhe sirva água (ela não virá sozinha só porque ele quer). Portanto o Ego é administrador da realidade e é ele quem decide como e quais necessidades do ID serão satisfeitas.
ü  Superego - julga quais necessidades são moralmente corretas ou aceitas pela sociedade. Quando a criança reconhece o que é certo ou errado dentro da sua família e sociedade em que vive, ela própria pode decidir o que irá fazer, ela não precisa que os seus pais lhe digam que roubar é errado, ela já sabe disso, pois o seu Superego já assimilou esta informação.  Apenas parcialmente consciente, o SUPEREGO serve como um censor das funções do EGO (contendo os ideais do indivíduo derivados dos valores familiares e sociais), sendo a fonte dos sentimentos de culpa e medo de punição.
A grande e inegável contribuição da teoria psicodinâmica a compreensão da personalidade está centrada no seu foco sobre o comportamento humano.
TEORIA HUMANISTA: Teoria Humanista é uma perspectiva sobre a motivação e a personalidade.  O primeiro teórico a desenvolver uma teoria humanista foi Abraham Maslow, com sua pirâmide das necessidades. O grande representante desta teoria é Carl Rogers que acreditava fielmente que todos os homens possuem um impulso interno (drive) voltado para a sua auto-realização, “em tornar-se tudo aquilo que eles têm condições de vir a ser”. Tal teoria tem seu foco no crescimento e aprimoramento do indivíduo, uma visão da personalidade centrada em um núcleo dinâmico - o self - que tende necessariamente a tornar-se melhor, uma vez dadas as condições apropriadas para que tal se efetue.  É na meia idade que surge o processo de individuação e exploramos nossa capacidade e desenvolvemos o nosso self. A extensão da diferença entre o self (é a visão que a pessoa tem de si mesmo, baseada em experiências passadas, estimulações presentes e expectativas futuras) e o self ideal (é o conjunto das características que o indivíduo mais gostaria de poder reclamar como descritivas de si mesmo)é um indicador de desconforto, insatisfação e dificuldades neuróticas; Aceitar-se como se é no conjunta realidade, e não como se quer ser, é um sinal de saúde mental. Enfim, a teoria implica na reflexão das noções de LIBERDADE X CONTROLE, ou seja, visa o bem estar da pessoa e não o controle.
ABORDAGEM INTERATIVA: mais recentemente, os pesquisadores e estudiosos têm buscado uma visão mais sistêmica para uma melhor compreensão da personalidade. Esta passou a ser vista como o resultado da associação de emoções, cognições, atitudes, expectativas e fantasias. Assim no momento em que a personalidade passou a ser entendido como o produto resultante da interação de um conjunto de fatores e variáveis, o grau de complexidade aumentou significativamente e passou a exigir um estudo mais aprofundado para que pudesse entender qual seu real impacto sobre o comportamento. O que a abordagem integrativa inteligentemente faz focar, simultaneamente, na pessoa como um todo e nas variáveis situacionais, e a essa combinação atribuir as causas do comportamento do indivíduo.
MELHOR COMPREENDENDO AS TEORIAS DA PERSONALIDADE E SUA APLICAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO.
Carl Jung, psiquiatra suíço, sucessor potencial de Freud, antes de suas desavenças teóricas com o mestre, fundador da psicologia analítica, também conhecida como psicologia junguiana, desenvolveu a noção de que as pessoas são fundamentalmente diferentes, mas também fundamentalmente semelhantes. Jung jamais conseguiu aceitar a insistência de Freud de que as causas dos conflitos psíquicos sempre envolveriam algum trauma de natureza sexual, e Freud não admitia o interesse de Jung pelos fenômenos espirituais como fontes válidas de estudo em si.
Em seu tratado chamado de TIPOS PSICOLÓGICOS propõe que a população em geral é formada por dois tipos básicos: introvertidos e extrovertidos. Ele ainda avançou um  pouco mais em suas proposições identificando:
Ø  Dois tipos de percepção (sentindo e intuindo);
Ø  Dois tipos de julgamento (pensando e intuindo);
Ø  E as funções mentais básicas: Percepção (como nós coletamos as informações) e julgamento (como tomamos decisões).

AS PREFERÊNCIAS:
Há quatro preferências básicas na teoria dos tipos e duas escolhas possíveis para cada uma das quatro preferências. A combinação dessas preferências forma o TIPO PSICOLÓGICO DO INDIVÍDUO.
1-Tipos de Personalidade: Extrovertidos ou Introvertidos
A primeira classificação dos tipos de personalidade é quanto à maneira com que interagimos com o mundo, relativo a esse quesito podemos ser: Extrovertidos ( E ) ou Introvertidos ( I ):
Extrovertidos (E): Quem tem este tipo de personalidade são pessoas extremamente sociáveis e que gostam de conversar e interagir com outras pessoas. Não tem medo de expor suas opiniões e são muito comunicativos. Concentram a sua energia no mundo real.
Introvertidos (I): Em geral são pessoas que se sentem melhor sozinhas, são menos sociáveis e interagem com menos pessoas. Em geral, não se abrem facilmente. Concentram a sua energia no mundo dos pensamentos.
2 - Tipos de Personalidade: Sensoriais ou Intuitivos
A segunda classificação dos tipos de personalidade é relativa a maneira com que observamos e absorvemos as informações do mundo, relativo a este critério podemos ser: Sensoriais ( S ) ou Intuitivos ( N ):
Sensoriais (S): Corresponde ao tipo de personalidade mais materialista, obtêm a informação através da observação de fatos e detalhes concretos. São pessoas realistas e práticas.
Intuitivos (N): São as pessoas que tem um perfil mais imaginativo, ao invés de obter a informação através de fatos concretos, preferem observar e tirar as conclusões finais a partir dos seus próprios pensamentos e crenças. São as pessoas mais criativas e complexas.
3 - Tipos de Personalidade: Pensadores ou Sentimentais
A terceira classificação dos tipos de personalidade diz respeito ao modo com que julgamos as ações das outras pessoas e também o modo com que tomamos decisões. Relativo a este critério podemos ser: Pensadores ( T ) ou Sentimentais ( F ):
Pensadores (T): Tomam as decisões e julgam as pessoas sempre com base na lógica, em geral pesando os prós e contras da situação, são objetivos e justos, raramente deixam os sentimentos influenciarem em suas decisões. Valorizam a lógica, a justiça e a igualdade entre as pessoas.
Sentimentais (F): Pessoas com este tipo de personalidade julgam as pessoas e tomam as suas decisões guiados pelos seus instintos e também pelos sentimentos (decidem com base no que estiverem se sentindo no momento). Valoriza a harmonia, a empatia, não seguem regras rígidas, aceitam bem as exceções.
4 - Tipos de Personalidade: Julgadores ou Perceptivos
A quarta classificação dos tipos de personalidade tem relação com o modo com que preferimos viver, se preferimos agir de forma espontânea ou se preferimos pensar bem antes de agir. Relativo a estes critérios podemos ser: Julgadores (J) ou Perceptivos ( P ):
Julgadores ( J ): Quem tem o tipo de personalidade julgador fica satisfeito depois que as decisões foram tomadas, toma decisões rapidamente, fica angustiado de deixar os problemas se acumularem.
Perceptivos ( P ): Ficam mais satisfeitos em tomar decisões bem pensadas e mais acertadas, demoraram para agir. Os perceptivos ficam angustiados se tem que tomar uma decisão rapidamente. Em geral pensam bastante antes de agir, pois tem medo de se arrepender.
Este conteúdo foi baseado nas informações dos sites:
http://www.myersbriggs.org/ 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Gustav_Jung
http://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%A3o_tipol%C3%B3gica_de_Myers_Brig.
A teoria Junguiana não pretendia rotular ninguém, nem criar estereótipos com relação às pessoas. Ele apenas buscou criar formas para que o indivíduo se conheça e se desenvolva através de uma melhor compreensão de si mesmo. E
REFERÊNCIAS: PLT Comportamento Organizacional e Comunicação. CARAVANTES, Geraldo R.; KLOECKNER, Monica C.; CARAVANTES, Claudia B. - Comportamento Organizacional: ROBBINS, Stephen P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário